Há muito tempo atrás a dona Maria me pediu para fazer uma pizza de tomate, conhecida com Marguerita. A minha reação imediata foi “WHAT?” Como assim pizza marguerita? E a calabresa? e o bacon?
Como a última palavra aqui em casa sempre é minha [risos], acabei fazendo e pra minha surpresa ficou muito boa. Muito boa mesmo.
Atualmente é a melhor pizza que já comi e virou uma tradição aqui em casa. Sempre que faço pizza, um dos sabores obrigatórios é a marguerita.
Vamos aos ingredientes para uma pizza de 30 cm:
- massa de pizza (veja a receita A Melhor Massa de Pizza);
- 160 gramas de molho de tomate pra pizza (veja a receita Molho pra Pizza);
- 150 gramas de queijo mussarela ralado;
- 4 tomates médios bem maduros;
- 2 galhinhos de manjericão fresco.
- 50 gramas de queijo provolone relado;
- azeite de oliva;
- orégano.
Primeiro vamos preparar o tomate. Ferva a água e coloque em uma tigela. Pegue os tomates e faça um corte na parte de baixo deles, no formato de cruz, ou de um “+” ou se preferir, um “X”. [risos]
Coloque os tomates dentro da tigela com a água fervente. Após uns 5 minutos você irá notar que a pele do tomate começou a soltar. Retire os tomates da água com cuidado para não se queimar e em uma torneira com água fria você conseguirá lavar o tomate soltando a pele com a mão.
Importante: o tomate tem que estar bem maduro senão a pele não solta e não ferva a água junto com o tomate senão irá se desmanchar. O tomate é adicionado na água já fervendo.
Feito isso, retire o miolo do tomate e pique em cubinhos.
Eu prefiro o tomate picado porque na minha opinião fica mais saboroso. Recomendo que o melhor momento de provar este sabor é na época de colheita do tomate, quando o seu sabor fica mais intenso, doce e não muito acido e com isso mais gostoso que o tomate fora de estação.
Agora vamos montar a pizza:
Espalhe bem o molho da pizza de forma regular até as bordas. Espalhe uniformemente nessa ordem: o queijo mussarela, os tomates picados, o queijo provolone e um pouco de orégano, só o suficiente pra dar um gostinho.
Lave bem o manjericão e retire as folhas do caule e espalhe-as bem sobre a pizza. Utilize manjericão fresco para dar um sabor mais intenso. Nos maiores supermercados sempre vendem maços de manjericão fresco.
Regue a pizza com azeite de oliva de qualidade, principalmente sobre as folhas de manjericão, para que elas não queimem no forno, deixando um gosto amargo.
Leve ao forno, se a massa não for pré-assada, o ponto é quando o queijo começar a borbulhar no centro da pizza.
Retire do forno com cuidado para não se queimar e está pronto para servir.
Este sabor não pode ser congelado.
Veja também:
Pizza de Parma com Rúcula
Pizza de Abobrinha
Pizza Aperitivo (crostini)